rss
twitter

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Gaultier went back to black

Olá fashionholics.
Estou meio atrasadinha para falar sobre este assunto, mas não podia deixar passar em branco.
Entre os dias 23 e 26 de janeiro, aconteceu a semana de alta costura de Paris – a mais importante semana de moda do mundo -. A semana foi um preview das coleções de primavera/verão 2012/2013 da Europa. A Hauté Couture de Paris é a mais importante semana de moda, pois o verão europeu é antes do nosso, em outras palavras, o que foi desfilado no último SPFW e Fashion Rio foi uma releitura bastante inspirada – na medida do possível, claro – na última coleção europeia de verão. Portanto, os ditadores da moda, os verdadeiros trendsetters são as grifes francesas.
Durante a semana desfilaram grandes marcas como Chanel, Dior, ou seja, só as mais importantes mesmo. Entretanto, perto do desfile de Jean Paul Gaultier, que aconteceu no dia 25, o restante não conseguiu se sobresair. Quero dizer, todas as marcas desfilaram o esperado, as coleções estavam lindas, a qualidade era perceptível, mas apenas traduziam a história de cada grife, em outras palavras, ninguém ousou muito, apenas Jean Paul.
Todo mundo sabe que a inspiração da moda em Amy Winehouse não é recente. Em meados de 2007/2008 a cantora britânica estourou nas rádios e acabou chamando atenção, não apenas por sua voz - que lembrava as cantoras de jazz dos anos 30 – e por sua vida conturbada, mas também por seu estilo rockabilly elevado ao máximo. Longo e grosso traço de delineador (quase sempre borrado) nos olhos, cabelo volumoso embaraçado entre dreads, dias sem banho e a preguiça de arrumá-lo. Os grandes, e tristes, olhos verdes quase não eram notados em meio a tanta informação.  Winehouse era muita informação. Todos, tanto na música, quanto na moda, só falavam da menina tímida de Londres. O tempo foi passando, Amy se afundou cada vez mais nas drogas até que, aos 27 anos, faleceu em julho passado.



E o que Amy tem a ver com a semana de alta costura de Paris? TUDO! Na semana passada, 6 meses após a morte da cantora, Jean Paul Gaultier elaborou uma coleção inteira inspirada na musa, tanto no visual, quanto no gosto pela vida boêmia. Amy, ou as modelos, brilharam na passarela.
Quem não gostou muito da inspiração de Gaultier foi Mitch Winehouse, pai de Amy, e afirmou que o estilista retratou a cantora em sua fase mais difícil, quando começou a usar drogas. 



E não é apenas Gaultier que continua se inspirando em Amy. A Tenn Vogue de março/2012 fez um editorial completamente inspirado na musa. Confira abaixo:  


Como a recriação do estilo de Amy vem sendo usada desde 2007, sua imagem já deveria estar saturada, mas, aparentemente, a saia lápis e o deliniador ainda vão longe. Aproveitem! 


Beijos, e até o próximo post.

2 comentários:

Postar um comentário