rss
twitter

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

SPFW resumo!

Olá fashions!
Hoje sem enrolação, vou mostrar um pouquinho do que rolou na semana de moda mais importante do Brasil, o SPFW. Vamos lá!

ANIMALE

A pegada minimalista deixou toda a experimentação têxtil característica da Animale bem mais leve. Ótimas texturas em tricô.
Inspiração: O universo da selaria.
Cartela de cores: Branco, nude, laranja, azul petróleo, marrom e preto.
Tecidos: Tricô em lã de alpaca, flor de couro (espécie de couro ultra-fino), jacquards acetinados e organza de seda.
Formas: Simples, com alguns poucos volumes estruturados na região do quadril.
Silhueta: Em geral próxima ao corpo, sem ser necessariamente justa.

TUFI DUEK

Belo desfile em que o destaque fica por conta da aplicação supertecnológica de paetês que, à primeira vista, parecem pele ou veludo molhado. Ponto também para a passarela.
Tema: A arquitetura e o design escandinavo.
Cartela de cores: Off-white e preto.
Materiais: Crepe, organza, paetê, couro. Muitas vezes há a mistura de dois ou mais tecidos em uma mesma peça, resultando em uma roupa contemporânea e sofisticada.
Formas: Há peças amplas e justas, vestidos curtos e saias longas, calças secas e megapantalonas. Ênfase nos ombros retos, e nas mangas amplas. Detalhes de transparência, que é uma das marcas registradas de Pombal, trazem delicadeza e leveza às peças.

TRITON

Pode-se dizer que foi um dos melhores desfiles da história da marca, onde todos os elementos estavam em harmonia: trilha linda, styling excelente, ótimo casting, beleza bem cuidada. E até a Paris Hilton, provocou gritos, risos e muitos flashes por parte da platéia. Tudo estava no lugar certo. Até Paris.
Tema: Nova York, estilo college.
Cartela de cores: Cinza, preto, azul, verde, caramelo, amarelo. Destaque para a estampa “mix and match”, que reproduz padronagens florais com efeitos metalizados.
Materiais: Matelassê, algodão, bordados, brocados, lã, metalizados, pele falsa, rendas, veludo
Formas: alfaiataria, como calças secas, camisas de corte clássico e paletós e casacos de diversos tamanhos; saias assimétricas; vestidos e paletós com a cintura marcada por cinto fino

REINALDO LOURENÇO

Que chique que foi essa coleção. Reinaldo mostrou toda sua expertise com formas e estruturas e um acabamento exemplar, especialmente nas peças bordadas. Ele desconstruiu a alfaiataria de forma que o smoking virou uma estola, um colete ou uma maxigola; o trabalho com o couro em tiras deu movimento às roupas, formando babados estruturados. Peças “to die for”: os vestidos de tiras de couro e os bordados com pérolas. Mesmo em meio a tanto luxo, ainda há os bons básicos, como calças e paletós de alfaiataria. Impecáveis, claro.
Tema: Pérolas da noite, alta-costura e festas privés dos anos 30.
Cartela de cores: Preto e offi-white.
Materiais: Couro, pele, tule, mousseline, cetim, gabardine de lã e feltro.
Formas: Comprimentos longos ou na canela, modelagem seca nos vestidos e ampla nas golas.

ELLUS

O desfile 3D da Ellus foi transmitido ao vivo nos cinemas dos shoppings Iguatemi, em SP, e Fashion Mall, no Rio. Aqui a estrela é a modelo Aline Weber, que no cenário futurista, lembrava a Barbarella de Brigitte Bardot. A trilha também foi fundamemtal para ajudar o público a mergulhar na viagem proposta pela marca. Efeitos à parte, a Ellus quer, cada vez mais, marcar presença no terreno do jeanswear “de luxe”. Entre os destaques estão o leather denim, que tem acabamento de couro e o Luminatto Jeans, que brilha no escuro.
Cartela de cores: Preto e branco.
Materiais: Denim, couro, cetim, paetê e pele.
Formas: Justas, calças ultraskinny, vestidos curtos, minissaias, plissados.

ALEXANDRE HERCHCOVITVH

Uma coleção com emoções contidas, assim como um vulcão pronto para explodir. O clima é denso, marcado por uma trilha que acompanha a atmosfera. Barras que se arrastam pelo chão e braços presos traduzem as inspirações principais do desfile. Lindo o contraste entre tecidos, cores e formas e a maneira inteligente como Herchcovitch constrói sua história para o inverno, sem jamais perder sua identidade e ainda se dando espaço para experimentar. É sóbrio, escuro e muito sofisticado.
Tema: Rochas vulcânicas, magma, vulcões, sedimentos de rocha; a força violenta da natureza.
Cartela de cores
: Preto e tons de cinzas, com pontos de amarelo enxofre.
Materiais: Cetim de seda envelhecido, chiffon de seda, cashmere e renda.
Formas: Calças desconstruídas, saias assimétricas, barras que se arrastam pelo chão, cinturas no lugar, mangas amplas.

IÓDICE

Os looks mais descompromissados, como o legging de couro com camisetão foi o centro do desfile da Iódice. Muita franja e simetria nos vestidos.
Tema: A obra do fotógrafo Sam Haskine.
Cartela de cores: Preto, laranja, marrom, nude e branco, detalhes em dourado.
Materiais: Couro, jérsei, georgette, seda, lã; franjas de couro, tachas e bordados.
Formas: Cinturas marcadas em vestidos e mais elevadas nas calças; decotes das costas; momentos de silhuetas mais secas e outros de modelagens mais amplas.

OSKLEN

A Osklen transformou uma tragédia em material criativo para desenvolver essa coleção. Traz um novo olhar aos clássicos do universo masculino, como os cashmeres de gola V, que se desdobram em vestidos e camisetões deliciosos. Outros destaques ficam por conta das cores fortes, como o vermelho, da alfaiataria supercool e da mistura de couro e cashmere. Tudo amplo, acolhedor e quente para bons dias de frio em qualquer parte do globo. Que venha o inverno.
Tema: Fenix.
Cartela de cores: Cinza, marrom, vermelho, azul Royal, laranja, bege, azul marinho e ocre.
Materiais: Cashmere, lã, chamois, couro, moletom, pelúcia e peles.

COLCCI

Demi Moore, Ashton Kutcher, Gisele, Alessandra Ambrósio... Tanta coisa ao mesmo tempo que acabamos esquecendo de olhar as roupas. O jeans e a alfaiataria são os pontos fortes e que dão estrutura à coleção. Boas lavagens e ótimos shapes.
Tema: Roupa como meio de informação.
Cartela de cores: Cinza, camelo, azul, salmão.
Materiais: Couro, denim, lã, renda.
Formas: Do super justo, com shortinhos e calças skinny, ao amplo, com jaquetas e paletós.

MARIA BONITA

Ao som de “Construção”, na voz de Chico Buarque, a marca interpretou Brasil sob o viés dos trabalhadores que vieram de várias partes do mundo para construir a capital. A simplicidade e a despretensão, características fortes da marca, dão o tom em uma série de vestidos, camisetas e paletós, funcionais e descomplicados. O blusão de lã e o maxicardigan, que beira o tornozelo, já são objetos de desejo para o inverno.
Tema: Brasília.
Cartela de cores: Azul, marrom, preto, cinza e off-white.
Materiais: Seda pura, malha de lã, algodão dublado.
Formas: Descomplicadas, em linhas retas.

GLÓRIA COELHO

Esta foi a apresentação mais colorida da estilista em muitas temporadas. Os pontos de cor (azul, laranja, vermelho e amarelo) não dominam a base da coleção, mas certamente se impõem e iluminam a coleção ao longo do desfile. Muitos elementos que fazem parte do DNA de Gloria estão lá, como a produção primorosa, o trabalho com novos materiais e as formas esculturais, que aparecem em alguns looks.
Tema: Pokémon, motocross, armaduras, anos 30, anos 60, marajás.
Cartela de cores: preto, branco, cinza, marinho, azul claro, prata, areia, vermelho, bege, amarelo.
Materiais: Cetim de seda, organza de seda, couro, tafetá, cetim, lã astracã e cristais.

CAVALERA

A Cavalera fecha a SPFW com um desfile armado na passarela de entrada do evento, com os modelos andando na água e uma chuva caindo sobre eles. Mais paulistano, impossível. Para enfrentar esse clima instável, o streetwear descolado da marca ganha um novo segmento, o Cavalera Caviar, que traz construções mais elaboradas e estamparia desenvolvida com exclusividade.
Tema: Nova República, “que proclama o contato humano, celebra o coletivo, reclama o beijo, protesta contra o solitário espetáculo do mundo da fama, instigando o imaginário desse desejo esquecido”.
Cartela de cores: Preto e cinza, com pontos de dourado, rosa, lima e verde.
Materiais: Índigo, malha, couro, algodão, seda.

E aí, o que vocês acharam do inverno paulistano? Eu amei!!! E não vejo a hora de usar as peças que eu mais gostei.
Bjss gente e até o próximo.

2 comentários:

Carolina F. Guimarães disse...

Gostei muito dos desfiles, mas ainda tenho preferência por mais peças desfiladas no Fashion Rio.

Beijos!

Anônimo disse...

mt bom o post...ale ambrósio e gisele arrasando como sempre!
;*

Postar um comentário